quinta-feira, 22 de março de 2012

3ª semana

Começámos a aula por abrir o documento da semana passada. Criámos uma Layer com o nome Tetraedro 3D Solid. Nessa layer criámos uma BOX com 1 de lado. A esta caixa vamos retirar bocados para que no fim tenhamos o tetraedro. Usando o comando SLICE cortámos os bocados.


No final ficámos com o tetraedro como no início mas agora é um 3D SOLID.


Fizemos um circulo que circunscreve uma das faces do tetraedro usando o comando CIRCLE. Nesse círculo colocámos um número usando DTEXT.


Para que o número ficasse centrado na face recorremos às PROPERTIES.


 Usando SHADEMODE preenchemos o sólido.


Usando ARRAY colocámos números em todas as faces no entanto, estes ficam um bocado distorcidos e tivemos que os afastar da face usando MOVE (@0,0,0.001).


Começámos a construir um objecto. Usámos o comando BOX.


Para construirmos a laje superior recorremos a XLINE's auxiliares.


Usando o comando BOX uma vez mais fizemos a laje superior.
Apagámos as XLINE auxiliares.



Continuámos o exercício do Tempietto iniciado na última aula.
Fizemos 2 XLINE (h e v) para encontrar o centro para o cilindro. Construímos o cilindro usando CYLINDER e com 0.15 de raio e 3 de altura.



Construímos uma esfera no topo do cilindro usando o comando SPHERE. A esfera tem 0.15 de raio.Usando o comando MIRROR espelhámos a coluna já construída para que passassem a ser 4 colunas.




Apagámos todas as linhas auxiliares usando o comando ERASE. Usando o comando SHADE é possível ver o objecto preenchido.




Usando o comando REC construímos um rectângulo sobre a laje superior. Movemos para o topo das colunas usando o comando MOVE e as coordenadas que conhecíamos.




Criámos um novo UCS e depois rodámos o objecto usando 3DORBIT.




Usando o comando CIRCLE criámos dois círculos auxiliares.





Voltámos ao UCS original. Inserimos uma BOX cúbica sobre a estrutura, com 2 de lado. Usando SHADE podemos voltar a ver tudo preenchido.




Usando o comando SLICE retirámos bocados ao cubo por forma a termos uma pirâmide.




Depois apagámos os círculos auxiliares usando ERASE e preenchemos o objecto usando SHADE.




Criámos um varão usando o comando CIRCLE para construirmos 2 circunferências auxiliares. Usando LINE construímos a linha e apagámos o que saía para além da circunferência usando o comando TRIM.




Usando CIRCLE construímos uma circunferência que dará origem à cortina. Usando MOVE metemos isso em baixo. Usámos o RULESURF para criar a cortina. Fomos à opção SURFTAB1 e alterámos para 22. Voltámos a fazer o RULESURF e a forma ficou mais definida.





Usando o comando LINE criámos outra cortina. Para lhe dar forma usámos o RULESURF outra vez.
 



Usando MIRROR copiámos as cortinas para os lados opostos.




Colocámos as cortinas numa layer separada e de cor amarela.



Usámos o comando EDGESURF para criar o toldo sobre o tempietto.





Sem comentários:

Enviar um comentário