Começámos a aula por pesquisar sobre os sólidos platónicos para podermos começar um novo sólido.
O professor pediu que enviássemos o link do blog para o seu email. Pediu ainda que alterássemos o nome do blog para Processos de computação/Modelação tridimensional. Foi dito aos alunos que não foram desta turma no semestre passado que escolhessem um pormenor de um dos livros Working Details que se encontram na biblioteca. Os alunos que já foram da turma no último semestre ficam com o pormenor anteriormente escolhido.
O professor pediu que enviássemos o link do blog para o seu email. Pediu ainda que alterássemos o nome do blog para Processos de computação/Modelação tridimensional. Foi dito aos alunos que não foram desta turma no semestre passado que escolhessem um pormenor de um dos livros Working Details que se encontram na biblioteca. Os alunos que já foram da turma no último semestre ficam com o pormenor anteriormente escolhido.
Mostrámos
alguns dos blogs do semestre passado para mostrar aos alunos como devem fazer.
Continuámos o exercício dos
sólidos platónicos. Começámos a estudar o dodecaedro. Este é um sólido com 12
faces pentagonais.
Usámos o comando POLYGON para
construir o pentágono. Fizemos a figura de 5 lados com uma aresta de 1un.
(POLYGON – 5 – edge – 0,0 – 1,0)
Colocámos em perspectiva usando o
VPOINT
Usando o comando 3DFACE criámos
uma entidade. E logo de seguida criámos a segunda entidade. Para que não fique
uma linha a separar as 2 entidades, ao seleccionar o 3º ponto clicamos “I” para
que essa linha fique invisível.
Usámos o comando FILTER dentro do
comando ERASE para seleccionar a polilinha que queremos apagar. Para que o
quadro apareça dentro da opção ERASE temos que colocar ‘ antes de FILTER. Ficámos apenas com 2
entidades.
Copiámos o pentágono usando o
comando COPY. E rodámo-lo usando o comando ROTATE.
Usámos o comando MIRROR para
reproduzir as faces.
Criámos uma linha usando
o comando LINE para criarmos um novo UCS.
Criámos 2 circunferências em dois
UCS diferentes cuja intersecção é um dos vértices onde se unem os pentágonos.
Usando o comando ALIGN movemos o pentágono para que o vértice tocasse essa
intersecção.
Usando o comando 3DORBIT é possível
rodar o objecto.
Na 2ª aula começámos por fazer o icosaedro. Criámos uma nova
LAYER e congelámos a do dodecaedro.
Fizemos um pentágono através do comando POLYGON e usando o comando
VPOINT colocámos em perspectiva.
Fizemos um triângulo através do
comando POLYGON e através do 3DFACE. Depois apagámos a polilinha do triângulo
usando o comando ERASE (seleccionando tudo e removendo o interior).
Usando o comando COPY repetimos o
triângulo e depois rodámo-lo usando o ROTATE.
Alterámos os eixos usando o UCS
(y-90). Criámos um círculo usando CIRCLE. Voltámos a alterar o UCS e criámos
uma segunda circunferência.
Usando o comando ERASE apagámos
tudo excepto a face que já está posicionada. Usámos o ARRAY para reproduzir
essa face.
Usando o comando EXPLODE separámos
as faces e removemos a original.
Usámos o UCS e fizemos um novo
ARRAY.
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