segunda-feira, 12 de março de 2012

2ªsemana

Começámos a aula por pesquisar sobre os sólidos platónicos para podermos começar um novo sólido. 


O professor pediu que enviássemos o link do blog para o seu email. Pediu ainda que alterássemos o nome do blog para Processos de computação/Modelação tridimensional. Foi dito aos alunos que não foram desta turma no semestre passado que escolhessem um pormenor de um dos livros Working Details que se encontram na biblioteca. Os alunos que já foram da turma no último semestre ficam com o pormenor anteriormente escolhido. 




Mostrámos alguns dos blogs do semestre passado para mostrar aos alunos como devem fazer.


Continuámos o exercício dos sólidos platónicos. Começámos a estudar o dodecaedro. Este é um sólido com 12 faces pentagonais.
Usámos o comando POLYGON para construir o pentágono. Fizemos a figura de 5 lados com uma aresta de 1un. (POLYGON – 5 – edge – 0,0 – 1,0)

 
Colocámos em perspectiva usando o VPOINT

 
Usando o comando 3DFACE criámos uma entidade. E logo de seguida criámos a segunda entidade. Para que não fique uma linha a separar as 2 entidades, ao seleccionar o 3º ponto clicamos “I” para que essa linha fique invisível.

 
Usámos o comando FILTER dentro do comando ERASE para seleccionar a polilinha que queremos apagar. Para que o quadro apareça dentro da opção ERASE temos que colocar  ‘ antes de FILTER. Ficámos apenas com 2 entidades.

 
Copiámos o pentágono usando o comando COPY. E rodámo-lo usando o comando ROTATE.

 
Usámos o comando MIRROR para reproduzir as faces.

 
Criámos uma linha usando o comando LINE para criarmos um novo UCS.           


Criámos 2 circunferências em dois UCS diferentes cuja intersecção é um dos vértices onde se unem os pentágonos. Usando o comando ALIGN movemos o pentágono para que o vértice tocasse essa intersecção.

 
Usando o comando 3DORBIT é possível rodar o objecto.



Na 2ª aula começámos por fazer o icosaedro. Criámos uma nova LAYER e congelámos a do dodecaedro.



Fizemos um pentágono através do comando POLYGON e usando o comando VPOINT colocámos em perspectiva.



Fizemos um triângulo através do comando POLYGON e através do 3DFACE. Depois apagámos a polilinha do triângulo usando o comando ERASE (seleccionando tudo e removendo o interior).



Usando o comando COPY repetimos o triângulo e depois rodámo-lo usando o ROTATE.



Alterámos os eixos usando o UCS (y-90). Criámos um círculo usando CIRCLE. Voltámos a alterar o UCS e criámos uma segunda circunferência.



Usando o comando ERASE apagámos tudo excepto a face que já está posicionada. Usámos o ARRAY para reproduzir essa face.




Usando o comando EXPLODE separámos as faces e removemos a original.
Usámos o UCS e fizemos um novo ARRAY.




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